Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2016

Curiosidades de Etimologia



O mesmo país que irradiou para todo o mundo os ideais libertários da queda da Bastilha deu sentido à palavra que define hoje um dos mais sagrados direitos dos trabalhadores. À margem do Sena, há uma praça hoje pavimentada, mas que antigamente era recoberta por areia e cascalho. Como essas palavras, em francês, eram designadas pelo termo genérico grève, o local passou a ser conhecido como Place de la Grève.
Na praça funcionava a Bolsa do Trabalho, incumbida do registro dos desempregados. Com o tempo, os trabalhadores passaram a se reunir no local à espera de ofertas de serviço. Já em 1805 se adotava a expressão faire grève (fazer greve), para caracterizar a recusa voluntária e coletiva da mão-de-obra em aceitar propostas salariais menos compensadoras. Mesmo com o nome mudado para Place de l’Hôtel de Ville, referência à sede da administração de Paris, a praça continuou a ser palco de reivindicações e a concentrar os atos de protestos dos trabalhadores de toda a cidade.
Segundo Márcio Bueno, no excelente "A Origem Curiosa das Palavras" (Editora José Olympio), “no local, simbólico para o movimento popular, foi proclamada a Comuna de Paris, governo revolucionário instalado na cidade em 1871”. Durou apenas dois meses e foi massacrado pelas forças do governo.

Texto de Eduardo Martins publicado na revista "História Atual" ano II, edição 24 de outubro de 2005. Adaptado e ilustrada para ser postado por Leopoldo Costa.
Disponível em: <http://stravaganzastravaganza.blogspot.com.br/2012/08/greve-taxis-gravatas-e-bastardos.html>. Acesso em: 03 mar. 2016.  

Já de acordo com Luiz A. Victoria: "GREVE -- paralisação do trabalho ou de outra atividade como protesto ou em reivindicação de direitos não observados, por empregadores ou pelo Estado.
Origina-se o termo da palavra grève, cascalho, seixo. [Pois] Havia em Paris um logradouro, conhecido por Praça da Greve. Essa denominação lhe advinha da pavimentação que era feita de pedrinhas ou cascalho. Quando os operários franceses tinham reclamações coletivas a fazer, reuniam-se nessa praça, para fazerem seus protestos, servindo-se muitas vezes das pedras, como arma contra a ação policial." (VICTORIA, Luiz A. P. Dicionário da origem e evolução das palavras (apêndice, citações históricas). 4. ed. revista, aumentada e atualizada. Rio de Janeiro: Editora Científica, 1965, p. 89.)

Nenhum comentário: