Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Postal de Mosqueiro enviado em 1907

“Outra vista da Praça Matriz, em Mosqueiro, ornamentada para dia de festa.” (Coleção Victorino Chermont de Miranda). (BELÉM DA SAUDADE, 1998, p. 258). Informações compiladas in: MENEZES NETO, Geraldo Magella de. O ensino de História local a partir de fotografias: relatos de experiência no ensino fundamental no distrito de Mosqueiro-PA.  Revista Labirinto, Porto Velho-RO, Ano XV, Vol. 22, p. 91-104, 2015. ISSN: 1519-6674.

Esse postal retrata, na 1.ª década do séc. XX (vide data manuscrita: 20/2/907; ou seja: 20 fev. 1907), a Praça da Matriz de Mosqueiro, que de fato, hoje, é a Praça Cipriano Santos, ao lado da Praça Princesa Isabel, separada desta pela R. Juvêncio Gomes da Silva (homenagem ao primeiro carteiro de Mosqueiro). Destaque se dê aos trajes distintos de cavalheiros, damas e crianças, como se estivessem saído recentemente da missa dominical.

 Frente do postal

Verso do Postal

Print do sítio de leilões de onde baixamos as imagens


Resolvemos repetir este postal em nova postagem, desculpando-nos o trocadilho, por causa de seu escaneamento nítido, pois nele é possível analisar melhor cada detalhe do cenário: o espaço da praça, as pessoas (homens, mulheres, crianças), os prédios no plano de fundo, entre outros detalhes, além do nome da remetente, do destinatário e endereçamento. Trata-se de um documento de época.



Nenhum comentário: