Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Um contributo a uma futura História da Ilha de Mosqueiro

Chama-se atenção para a data, 15 de agosto de 1893. Trata-se de uma espécie de cabeçalho do jornal, na 1.ª página. Veja-se que a República Federativa do Brasil, nome atual do nosso país, era, na época, República dos estados Unidos do Brasil. Só desvela, para nós brasileiros, o quanto nossas autoridades tinham de pensamento tacanho, meramente copiando um nome dado a um outro país, hoje imperialista e dominador de outros, como o nosso.



Observe nesta notícia recortada abaixo, na página 2 deste jornal, pelos sobrenomes, que famílias já tinham tornado o Mari-Mari seu torrão natal. Hoje, há uma numerosa descendência que dá continuidade à herança cultural de seus patriarcas e matriarcas que habitaram tais agradáveis paragens à margem desse importante rio daqui da Ilha. 



Na atualidade, a Praia Grande se encontra um pouco à margem dos processos de benesses promovidos pelo poder público, mas ainda é, sem dúvida nenhuma, um dos lugares mais agradáveis para se viver na Ilha, embora o atual estado da orla, com vossorocas das enxurradas provocando erosões nas falésias e tornando perigosa e quase intransitável (pelo menos em certos trechos) a Avenida Beira-Mar (que, é bem verdade, deveria se chamar Beira-Rio-Mar). O anúncio é um recorte da página 3 do jornal referido acima.






Nenhum comentário: