Fragmentos de Belém: uma antologia da cidade
Belém, d. 1940 / Esta terra é minha - Nelson Silveira Martins (1944)
- As imagens são do livro de Nelson Martins, “Esta terra é minha”, de 1944, editado pela Edigraf. O texto é bastante laudatório (conferir as legendas das fotos) sobre o Estado do Pará e Belém, faz ainda especial louvor a administração Magalhães Barata. Além das fotos de Belém e Óbidos, há imagens de comícios e inaugurações de Barata.
Note-se que o sentido da vista é norte-sul, isto é, do Chapéu-Virado para o Farol. No fundo, divisa-se a Ilha dos Amores. Percebe-se um alinhamento de vigas de madeira na praia, como se fosse uma cerca. Há, no fundo da imagem do caramanchão, uma mulher com o traje comum à época: blusa clara e saia comprida preta, contemplando a beleza do panorama. Percebem-se, pelo menos, dois barcos a vela. As vigas de sustentação do ripamento trançado da cobertura parecem ser de quariquara, pelas cavidades que se pode observar nelas.
Definição de caramanchão pelo Dicionário Priberam de Língua Portuguesa:
caramanchão | s. m.
ca·ra·man·chão
(alteração de camaranchão)
(alteração de camaranchão)
substantivo masculino
[Construção ] Espécie de pavilhão de construção ligeira, geralmente, construído em parques ou jardins e revestido de vegetação. = CAMARANCHÃO, CARAMANCHEL
Palavras relacionadas:
.
.
"caramanchão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/caramanch%C3%A3o [consultado em 17-11-2016].
*************
Disponível em:https://www.levyleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=153001&ctd=98&tot=206&tipo=. Acesso em: 17 nov. 2016.
Capa do livro:
Lote: 107
Livro "Esta Terra é Minha - Imagens do Pará" por Nelson Silveira Martins - Prefácio de Menotti del Picchia - 1944 - 71 págs - São Paulo : EDIGRAF - No estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário