Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O caramanchão do Chapéu-Virado em 1944, em ilustração de livro

Disponível em: http://fragmentosdebelem.tumblr.com/post/90002513425. Acesso em: 17 nov. 2016.

Fragmentos de Belém: uma antologia da cidade


Belém, d. 1940 / Esta terra é minha - Nelson Silveira Martins (1944)
  • As imagens são do livro de Nelson Martins, “Esta terra é minha”, de 1944, editado pela Edigraf. O texto é bastante laudatório (conferir  as legendas das fotos) sobre o Estado do Pará e Belém, faz ainda especial louvor a administração Magalhães Barata. Além das fotos de Belém e Óbidos, há imagens de comícios e inaugurações de Barata.


Note-se que o sentido da vista é norte-sul, isto é, do Chapéu-Virado para o Farol. No fundo, divisa-se a Ilha dos Amores. Percebe-se um alinhamento de vigas de madeira na praia, como se fosse uma cerca. Há, no fundo da imagem do caramanchão, uma mulher com o traje comum à época: blusa clara e saia comprida preta, contemplando a beleza do panorama. Percebem-se, pelo menos, dois barcos a vela. As vigas de sustentação do ripamento trançado da cobertura parecem ser de quariquara, pelas cavidades que se pode observar nelas.

Definição de caramanchão pelo Dicionário Priberam de Língua Portuguesa:

caramanchão | s. m.

ca·ra·man·chão 
(alteração de camaranchão)

substantivo masculino

[Construção Espécie de pavilhão de construção ligeirageralmenteconstruído em parques ou jardins e revestido de vegetação. = CAMARANCHÃOCARAMANCHEL

Palavras relacionadas:
.

"caramanchão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/caramanch%C3%A3o [consultado em 17-11-2016].

*************

Capa do livro:


Resultado de imagem para Levy leiloeiro
Lote: 107
Livro "Esta Terra é Minha - Imagens do Pará" por Nelson Silveira Martins - Prefácio de Menotti del Picchia - 1944 - 71 págs - São Paulo : EDIGRAF - No estado.


Nenhum comentário: